BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES

quinta-feira, 16 de abril de 2009

SÍMBOLOS MUNICIPAIS DE MACAÍBA


BANDEIRA MUNICIPAL
Lei Municipal No. 1273, de 17/02/2006
Institui Bandeira para o Município deMacaíba.e dá outras providências
O PREFEITO MUNICIPAL DE MACAÍBA/RN, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - A Bandeira do município de Macaíba, é constituída de um retângulo com um metro e meio (1m,50) por um metro (1m,00), na cor azul celeste. Ao centro do retângulo o Brasão do município de Macaíba/RN, instituído pela Lei Municipal nº 20, de 26 de dezembro de 1968, alterado pelo Projeto de Lei nº 004, de 15 de fevereiro de 2006.
Art. 2º - Fica definido que as cores a serem utilizadas no Pavilhão Municipal serão as seguintes: azul celeste, branco, cinza, verde, dourado e preto.
Art. 3º - O padrão cromático (de cores) elencado no art. 2º desta lei segue toda uma correlação de idéias e fatos inseridos no pavilhão municipal, que com este interage na proporção do destaque a que se quis dá a cada um de suas partes integrantes, dadas à correlação histórica daquelas com o ente municipal, ficando assim reportadas:a) Azul Celeste – Tecido da flâmula, faixa diagonal dentro do escudo, contendo três estrelas, o livro “O Horto”, de autoria de Alta de Souza, e ainda, as letras da faixa abaixo do escudo;b) Branca – O Escudo e a Faixa, na qual estão contidos: o nome do município, o número da lei de emancipação política do ente municipal (criação do mesmo) e a data deste evento;c) Cinza – O “Balão Pax” e os caules das palmeiras, tipo “Macaíba”;d) Verde – As Palmas (copas) das Macaíbas;e) Dourado – Adereços, páginas, título e nome da autora do livro “ Horto”;f) Preta – Nome “Pax” no balão de Augusto Severo, contornos e linhas de relevância dos elementos e símbolos.
Art. 4º - A elaboração artística (Criação do desenho original e elaboração da pintura) foi executada pela professora de Educação Artística da Escola Normal Regional de Macaíba: Natércia Leiros Ferreira e será arquivada no Museu Solar Ferreiro Torto e dele será tirada uma cópia autenticada para a Secretaria do Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal de Cultura.
Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Macaíba, Gabinete do Prefeito, Macaíba, em 17 de fevereiro de 2006.
Fernando Cunha Lima Bezerra

PREFEITO MUNICIPAL


BRASÃO
(Lei Municipal No. 1272, de 17/02/2006)
Altera a Lei Municipal nº 20, de 26 de dezembro de 1968, a qual criou (instituiu) noâmbito do Município de Macaíba o seusímbolo representativo, e dá outrasprovidências
O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACAÍBA, no uso de suas atribuições contidas na Lei Orgânica do Município: CONSIDERANDO que a Lei Municipal nº 20, de 26 de dezembro de 1968, que criou (instituiu) no âmbito do Município de Macaíba o seu símbolo representativo não foi registrada em livro próprio até a presente data.FAÇO SABER que o Poder Legislativo Municipal aprova e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica alterada a Lei Municipal nº 20, de 26 de dezembro de 1968, que passa a ter a seguinte redação:
“Art.1º - Fica o Prefeito Municipal, autorizado para nos termos do § 3º do artigo 1º da CONSTITUIÇÃO DO BRASIL, de janeiro de 1967, instituir o Brasão do município.Parágrafo Único – o símbolo de que trata o caput deste artigo é um escudo de campo aberto, no qual constará:I – Uma faixa diagonal dentro do escudo;II – Três estrelas dentro da faixa diagonal;III – O balão P A X dentro do escudo, à direita superior da faixa diagonal;IV – O livro “HORTO” dentro do escudo, à esquerda inferior da faixa diagonal;V – Ladeando o escudo em toda sua altura, duas MACAÍBAS, sendo uma à direita e outra à esquerda;VI – Na base do escudo, ligando as duas MACAIBAS, uma faixa com os seguintes dizeres: no centro do Escudo o nome MACAÍBA, à esquerda do escudo Lei 801 e à direita a data 27-10-1877.
Art. 2º - O padrão cromático (de cores) a serem utilizadas no Brasão serão as seguintes:a) Azul Celeste – Faixa diagonal dentro do escudo, contendo três estrelas, o livro “Horto”, de autoria de Auta de Souza, e ainda, as letras da faixa abaixo do escudo;b) Branca – O Escudo e a Faixa, na qual estão contidos: o nome do município, o número da lei de emancipação política do ente municipal (criação do mesmo) e adata deste evento;c) Cinza – O “Balão Pax” e os caules das palmeiras, tipo “Macaíba”;d) Verde – As Palmas (copas) das Macaíbas;e) Dourado – Adereços, páginas, título e nome da autora do livro “Horto”;f) Preta – Nome “Pax” no balão de Augusto Severo, contornos e linhas de relevância dos elementos e símbolos.
Art. 3º - Cada elemento ou figura afixados no brasão, através do desenho ou pintura, têm sua função simbólica:AS MACAÍBAS - Palmeiras que deram origem ao nome da cidade.BALÃO “PAX” - Pioneirismo de AUGUSTO SEVERO, filho ilustre, cujo invento marcou época na história da Aviação como glória e orgulho para Macaíba e o Rio Grande do Norte.“HORTO” - Berço de Cultura, através das belas Poesias de AUTA DE SOUZA, contidas no seu livro “HORTO”, que tem elevado o nome da cidade além fronteiras.AS TRÊS ESTRELAS - Representação de cada símbolo contido na Bandeira.Art. 4º - A elaboração artística (Criação do desenho original e elaboração da pintura) foi executada pela professora de Educação Artística da Escola Normal Regional de Macaíba: Natércia Leiros Ferreira e será arquivada no Museu Solar Ferreiro Torto e dele será tirada uma cópia autenticada para a Secretaria do Gabinete do Prefeito e Secretaria Municipal de Cultura”.
Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Macaíba, Gabinete do Prefeito, Macaíba, em 17 de fevereiro de 2006.
Fernando Cunha Lima Bezerra

PREFEITO MUNICIPAL

Hino Oficial
(Lei Municipal n° 1.343 de 26/04/2007)
Letra e Arranjo: Maestro Camilo Henrique Dantas Soares
Foi nas margens do Rio Jundiaí
Onde o sonho de um povo começou
E nas sombras de uma palmeira
Que Fabrício seu nome elegeu
Foi na luta de gente que ama
Sua terra, seu povo, seu porto torrão;
Em batalhas e lutas ferozes
A aurora de grandes vitórias
No cultivo do chão da esperança
No horizonte queremos chegar
E agora queremos saudarA uma terra que luta
Mas glórias terá;
Eu te saúdo, óh Macaíba
Eu te saúdo, antiga Coité
Esperança é uma semente
Que nasce, que brotaNeste lugar;
É uma terra de gente de glórias
De Severo e o Pax seu balão
Defensores da nossa cultura
Aliados da educação
São poetas, são homens da Lei
Que viveram sonhando
Buscando ideais;
As riquezas do povo potiguar
Pelas águas do nosso rio passou
Pelas mãos desse povo valente
Que tirou o sustento do chão
E tão valioso ouro branco
De nossos engenhos da cana tirou;
Eu te saúdo, oh Macaíba
Eu te saúdo, antiga Coité
Esperança é uma semente
Que nasce, que brotaNeste lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizar

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

MUNICIPIOS

Minha lista de blogs

BRASÃO DE GROSSOS

BRASÃO DE GROSSOS

BANDEIRA DE UPANEMA

BANDEIRA DE UPANEMA

BANDEIRA MUNICIPAL DE OLHO D´ÁGUA DO BORGES

BANDEIRA MUNICIPAL DE OLHO D´ÁGUA DO BORGES

BRASÃO DE GOV. DIX-SEPT ROSADO

BRASÃO DE GOV. DIX-SEPT ROSADO

BRASÃO DA SERRA DO MEL

BRASÃO DA SERRA DO MEL

BRASÃO DE SANTANA DO SERIDÓ

BRASÃO DE SANTANA DO SERIDÓ

BRASÃO DE OURO BRANCO

BRASÃO DE OURO BRANCO

BRASÃO DE BARAÚNA-RN

BRASÃO DE BARAÚNA-RN

BRASÃO DE JUCURUTU

BRASÃO DE JUCURUTU

BRASÃO DE SERRINHA DOS PINTOS

BRASÃO DE SERRINHA DOS PINTOS

BRASÃO DE TRIUNFO POTIGUAR

BRASÃO DE TRIUNFO POTIGUAR

BRASÃO DE MAJOR SALES

BRASÃO DE MAJOR SALES

BRASÃO DE CARNAUBAS DOS DANTAS

BRASÃO DE CARNAUBAS DOS DANTAS

BRASÃO DE BARAÚNA-RN

BRASÃO DE BARAÚNA-RN

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS O RN PASSA POR AQUI!

BANDEIRA DE MAJOR SALES

BANDEIRA DE MAJOR SALES

BANDEIRA DE CRUZETA-RN

BANDEIRA DE CRUZETA-RN

BRASÃO DE RIACHO DE SANTANA-RN

BRASÃO DE RIACHO DE SANTANA-RN

BANDEIRA DE MARCELINO VIEIRA

BANDEIRA DE MARCELINO VIEIRA

RIO GRANDE DO NORTE

RIO GRANDE DO NORTE
BRASÃO

BANDEIRA MUNICIPAL DE ASSU

BANDEIRA MUNICIPAL DE ASSU
RN

MARCO DE TOUROS

MARCO DE TOUROS

BANDEIRA

BANDEIRA
SEVERIANO MELO

BANDEIRA

BANDEIRA
MOSSORÓ

CANGUARETAMA

CANGUARETAMA

FELIPE GUERRA

FELIPE GUERRA

BANDEIRA DE SEVERIANO MELO

BANDEIRA DE SEVERIANO MELO

SÃO BENTO

SÃO BENTO
BRASÃO

BANDEIRA DE MACAU-RN

BANDEIRA DE MACAU-RN

SÃO GONÇALO

SÃO GONÇALO

BRASÃO DE ITAÚ

BRASÃO DE ITAÚ

SÃO MIGUEL

SÃO MIGUEL
BRASÃO

PATU

PATU
BRASÃO

BANDEIRA DE TENENTE ANANIAS

BANDEIRA DE TENENTE ANANIAS

BANDEIRA DE JOSÉ DA PENHA

BANDEIRA DE JOSÉ DA PENHA